TEMA
Despertando o Gosto Pela Leitura
OBJETIVO
Oportunizar momentos de leitura no intuito de incentivar e despertar o gosto e o prazer de ler, não deixando de atender as necessidades lúdicas e a ligação com o cotidiano das pessoas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Trabalhar com a leitura individual e com a leitura em grupo;
- Mostrar a importância da leitura;
- Promover o desenvolvimento da imaginação e a criatividade;
- Desenvolver a oralidade e a escrita ;
- Conhecer as mídias e o que elas oferecem;
- Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
- Desenvolver o raciocínio lógico (matemático);
- Entender a importância do respeito às diferenças na sociedade;
- Formar leitores apreciadores e críticos;
- Estimular a socialização;
- Incentivar o hábito da alimentação saudável;
- Utilizar adequadamente a biblioteca e o laboratório de informática;
- Conhecer autores.
RECURSOS DIDÁTICOS
- Quadro
- DVD
- Rádio (para o fundo musical)
- Livros
- Computador
- Internet (programas de leitura)
- Câmera digital
- Impressora
- Lápis de cor, giz de cera, sulfite, canson, papeis coloridos, tinta guache, pintura a dedo, agulha, linha de costura, TNT, cola, tesoura e pincel.
ETAPAS/AÇÕES
- Momentos diários de leitura
- Fundos musicais
- Escolha de um local confortável e agradável
- Confecção de uma boneca e de um caderno de história que irá acompanhá-la nas visitas diárias nas casas dos alunos
- Relatos dos passeios feitos com a boneca nas casas dos alunos
- Organização da mala de leitura e do fichário (retiradas de livros semanalmente)
- Fazer uso de livros virtuais para estimular a leitura
- Sorteio do aluno que vai relatar a história na semana
- Dramatização de histórias
- Confecção de personagens para reescrever a história
- Filmes que contam histórias dos livros
- Ilustração de histórias utilizando programas de computador
METODOLOGIA
Ações Desenvolvidas | |
1º Dia | - Inicio do projeto. - Roda de leitura – “Menina bonita do laço de fita”; - Inicio da confecção da boneca que irá acompanhar as crianças em suas residências diariamente. |
2º Dia | - Roda da leitura; - Continuação da confecção da boneca; - Confecção do caderno que irá acompanhar a boneca, onde será contada sua historia; - Sorteio do aluno que irá levar o caderno e a boneca para casa. - Abordagem do tema “Preconceito Racial” |
3º Dia | - Roda da leitura; - relato do passeio da boneca na casa do primeiro aluno; - Visualização de DVD: “A babá encantada”; - Descrição do que foi visualizado no DVD; - Histórias matemáticas |
4º Dia | - Roda da leitura; - Relato do passeio casa do primeiro aluno e novo sorteio; - Alimentação saudável: fazer uma investigação sobre alimentação do dia a dia, e confeccionar uma tabela com o cardápio diário de cada aluno. |
5º Dia | - Roda da leitura; - Relato do passeio; - Ilustração no computador dos personagens que mais chamaram atenção na história. |
6º Dia | - Roda da leitura (com fundo musical); - Relato do passeio; - Retiradas de livros da mala de leitura e anotações no fichário; - Produção e ilustração de histórias inventadas pelos alunos; |
7º Dia | - Mostra e relatos de todos os trabalhos realizados durante o desenvolvimento do projeto e postagem no blog. |
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá de forma dialética e interdisciplinar, envolvendo pesquisa, relatos orais dos trabalhos, atitudes de socialização e participação na biblioteca e sala de informática, observar o processo de leitura (decodificação e compreensão) exigindo interesse e busca pela construção do conhecimento por parte de cada educando.
ANEXOS
ANEXOS
Muito bom!!!! estou fazendo minha monografia de Pós Graduação sobre incentivo a leitura. Parabéns!
ResponderExcluirGostaria de mais assuntos sobre Incentivo a leitura!!!!!
ResponderExcluirMuito bom!Gostei muito da ideia da boneca! Super bacana!!! Vou adotar!
ResponderExcluiradorei as atividades
ResponderExcluirGostei da dica, vou trabalhar com contos de fadas e estava a procura de como fazer isso.
ResponderExcluirperfeito!!!
ResponderExcluirMuito interessante, parabéns pelo incentivo a leitura.
ResponderExcluirGostei de ver.. .Leitura é tudo professora!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostei de ver.. .Leitura é tudo professora!!!
ResponderExcluirgostei de ver to trabalhando leitura também e a boneca de pano.
ResponderExcluirgostei de ver to trabalhando leitura também e a boneca de pano.
ResponderExcluirMuito bom....
ResponderExcluirMuito bom amei as idéias
ResponderExcluir