terça-feira, 30 de agosto de 2011

Professora Aline desenvolve projeto com o livro "Parem de falar mal da rotina" de Elisa Lucinda


DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

Disciplinas envolvidas: Português, Literatura, Informática,

Materiais e recursos
Livro “Parem de falar mal da rotina” de Elisa Lucinda.
Aparelho de som
Computador
Máquina digital para gravação

Etapas Propostas para o desenvolvimento do Projeto
Inicialmente será apresentado para os alunos o tema da 14ª Jornada Nacional de Literatura “Leitura entre nós: redes, linguagens e mídias”. Em seguida, será feito um comentário sobre a Jornada, que acontece a cada dois anos e reúne vários escritores nacionais e internacionais.
Após, será apresentado para os alunos a obra “Parem de falar mal da rotina” de Elisa Lucinda e um pouco da história de vida da autora. Será exposto aos alunos que o livro é uma adaptação do espetáculo que já foi visto por mais de um milhão de pessoas.
 Em seguida, serão divididos os capítulos entre os alunos, para que realizem a leitura e posteriormente, façam a apresentação dos mesmos. Os alunos poderão usar todos os recursos que estiverem disponíveis para suas apresentações e terão o tempo de uma semana para realizar a leitura e posteriormente a apresentação.
Após, será disponibilizado para os alunos o vídeo “Parem de falar mal da rotina com Elisa Lucinda” (http://luadepapel.leya.com.br/?cat=153) no qual a autora fala um pouco a respeito da obra. Em seguida será colocado aos alunos que muitos vídeos da autora estão disponíveis no youtube, onde ela e outras pessoas declamam, interpretam seus contos, crônicas, poemas e poesias. Os alunos poderão pesquisar e aproveitá-los nas suas apresentações.
Em seguida, será disponibilizado aos alunos a crônica “A rainha diaba”. Será realizada a leitura, comentário da crônica que aborda a temática da rotina. Debater com os alunos a imagem criada da rotina pela crônica e a opinião dos mesmos sobre o seu dia-a-dia.
Decorrido uma semana, os alunos deverão realizar a apresentação da leitura feita dos contos. As apresentações serão gravadas e posteriormente postadas em um Blog, que será criado em nome da Escola. Nesse espaço os alunos poderão ter acesso as informações da escola e poderão postar comentários sobre a obra lida, assistir os vídeos das apresentações e muitas outras ações.
Após todas as apresentações, será realizado o fechamento da atividade, comentando com os alunos a respeito da rotina e da importância do habito da leitura, pois quando lemos estamos adquirindo conhecimento e atualizados com os acontecimentos diários.  Será destacado que com o avanço das tecnologias as leituras podem ser realizadas também através do monitor de um computador. Dessa forma, será concluído que as formas de acesso a leitura aumentaram, só falta apenas o interesse das pessoas.
       Na disciplina de Português, será apresentado para os alunos a audição da música “ Tedio”, da Banda Biquíni Cavadão. Após ouvir a música, será debatido com os alunos a respeito da rotina. Com essa discussão, os alunos serão levados a perceber que fazemos as mesmas coisas todos os dias. A rotina faz com que às vezes deixamos de realizar tarefas importantes como leitura, seja de um jornal, de uma revista, artigo etc..., influenciados pelo cotidiano corriqueiro. Será colocado em questão o seguinte trecho da musica “Leio o jornal que é de ontem, Pois pra mim tanto faz”. A partir disso os alunos serão questionados a respeito das leituras que realizam. Quantos livros leem anualmente? Quais os tipos de leitura que preferem? Gostam ou não de ler? Leem por obrigação ou por interesse? Realizam leituras extraescolares? Preferem ler um bom livro ou assistir a um filme? Com essas perguntas e com as que poderão surgir no momento, buscar-se-á mostrar para os alunos a importância da leitura no nosso dia-a-dia. Algo que deveria ser rotineiro em nossas vidas é a leitura, seja de um jornal, de um livro ou de qualquer outra natureza. O importante é ler, para cada vez mais crescer e adquirir conhecimento. Em seguida, será solicitado que os alunos realizem uma pesquisa, encontrando respostas para as seguintes questões:
1.      Qual a quantidade de livros que as pessoas leem anualmente?
2.      Quais os tipos de leitura preferida pelas pessoas?
3.      Quais os motivos que fazem com que as pessoas leiam tão pouco?
4.      Quais os benefícios trazidos pelo habito da leitura?
            Após terem essas respostas os alunos deverão redigir um texto que englobe as respostas das questões propostas.
Na disciplina de Informática os alunos poderão digitar o texto que deverá ser feito na disciplina de português e, quem quiser acessar o blog e postar o seu texto.

REFERÊNCIAS
LUCINDA, Elisa.Parem de falar mal da rotina. São Paulo:Leya, 2010.
Biquíni Cavadão - Site Oficial. Disponível   em: http://biquinicavadao.uol.com.br/index.cfm/home/musica/detalhes/tedio acesso em: 08 agost.2011.
Lucinda, Elisa, “Parem de falar mal da rotina com Elisa Lucinda”. Disponível em : http://luadepapel.leya.com.br/?cat=153 acesso em 08 agost. 2011.

             ANEXOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário