quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Professora Cláudia trabalha com os alunos a teatralização de livros


DESPERTANDO PARA A LEITURA
          DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Disciplinas
            Língua Portuguesa e Literatura
Materiais
            Mídia Impressa: livros diversificados de Literatura Infantil e Juvenil
Justificativa
            Sabemos o quão é importante a leitura na vida de nosso aluno, para que esse possa desenvolver suas competências e habilidades.  Mas a leitura, geralmente, não tende a fazer parte do interesse e gosto dos alunos. Especialmente, quando se trata de uma leitura cansativa e entediante.  E pior, quando ela se transforma em cobranças ou em forma avaliativa, como resumo, resenha e outros.
            A leitura tem de ser prazerosa, instigante, divertida, imaginária. O aluno tem de sentir prazer ao ler seu livro, e após, querer ler mais e mais. Dessa maneira, se inicia a formação de um bom leitor, uma leitor assíduo que sente gosto pelo que lê, e tem conhecimento do quanto isso o auxilia em seu aprimoramento cultural e educacional.

Proposta
            O projeto será desenvolvido no sexto ano, do Ensino Fundamental. Para o seu desenvolvimento, os alunos são separados em pequenos grupos por afinidade. Em seguida, visitam a biblioteca da Escola, onde selecionam alguns livros por preferência e após cada grupo escolhe apenas um, o qual irá trabalhar.
            O livro deve ser apresentado ou recriado para o grande grupo em forma de teatro. Então, cada grupo faz a leitura individualmente ou em conjunto. Definem os personagens, o que, e como a história será dramatizada aos colegas.  
            A maneira a qual os alunos apresentam seus teatros é muito interessante, criativa, cômica, e descontraída. Isso faz com que eles despertem cada vez mais o gosto pela leitura e buscam mais livros para futuras apresentações.

Objetivos
- Despertar o prazer pela leitura;
- Aprimorar o conhecimento cultural do aluno;
- Propiciar a integração social;
- Estimular a criatividade, imaginação e capacidade crítica;
- Proporcionar desenvolvimento na expressão oral e corporal;
- Ampliar o vocabulário.

Referências:

MARIA THEREZA ROCCO. A importância da Leitura na Sociedade Contemporânea e o papel da Escola nesse Contexto. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_13_p037-042_c.pdf>. Acessado em 24 ago.2011.
LEILA SOUZA. A importância da leitura para a formação de uma sociedade consciente. Disponível em: < http://dici.ibict.br/archive/00001095/01/aimportanciadaleitura.pdf>.    Acessado em: 19 ago. 2011.
CRISTIANA PELLIN BASTIANI. Disponível em: <http://www.pucrs.br/edipucrs/CILLIJ/praticas/Projeto_de_leitura.pdf>.  Acessado  em 21 ago. 2011
Anexos

 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário